sábado, 28 de abril de 2012

Educação do Campo TURMA 2010.2

A turma de Pedagogia 2010.2 da UVA-polo C. Novos, vivenciou a disciplina EDUCAÇÃO DO CAMPO e foi ministrada pela Professora Especialista Iranete Medeiros. A turma desenvolveu muitas atividades voltadas para a realidade e os desafios de se trabalhar e levar a educação para os que estão no campo. O momento que culminou a disciplina foi uma viagem de estudos realizada à Escola Municipal '' São Luiz'' que fica na comunidade rural de Macambira, no município de Lagoa Nova, o objetivo da viagem foi  observar a relação dialógica e de interdependência entre os conhecimentos sistematizados e a vivência dos alunos e da comunidade; analisar os elementos do grupo de apoio político pedagógico para as classes multisseriadas da comunidade visitada. Os alunos e a Profª Iranete avaliaram a viagem como positiva e de grande valia na construção do conhecimento à cerca da realidade das escolas ainda existentes no campo.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Educação Especial TURMA 2011.1

Dentre as atividades práticas da disciplina Educação Especial, foi proposta pela orientadora Profª Lucimar Costa, uma visita ao Centro Municipal de Reabilitação ''Profª Crindélia Bezerra'', onde os alunos desfrutaram de uma tarde muito proveitosa junto aos profissionais que ali atuam e a clientela que recebe os atendimentos específicos. Os alunos e a Profª Lucimar, agradeceram a acolhida e receptividade feita pela diretora, Profª Aura e a supervisora Isabel Cristina, que apresntou todas as instalações físicas e fez um histórico da instituição, sua importancia e grande contribuição que tem dado ao município de Currais Novos.

domingo, 22 de abril de 2012

Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira

O Diário Oficial da União publicou a  lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março, passado, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, em decisão terminativa, por unanimidade.

Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.

A educação brasileira e a pedagogia estão felizes, imortalizando este grande homem como seu patrono!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prévia da Formatura TURMA 2009.1

 Registramos aqui o ensaio fotográfico da turma 2009.1 da UVA polo C. Novos, que está em reta final de seu curso de Pedagogia.

'' De todos fica a saudade, o aperto no peito, os momentos que partilhamos, os sonhos que sonhamos.De tudo ficará também aquele sorriso de encontro. De tudo que fomos saudade! Para tudo que sejamos, força, coragem! Sentiremos saudades!''

terça-feira, 17 de abril de 2012

Nossos Parabéns

Nossos parabéns à querida professora Francisca Batista, pela passagem de mais um aniversário neste dia 17/04. Nossos votos de felicidades, saúde, paz e muita força pra prosseguir nesta bela e nobre missão de educar, como ela tem feito há muitas gerações, não só em Currais Novos, mas em várias cidades seridoenses e de todo estado onde a UVA já chegou!

Um forte abraço!
Com carinho,
de seus muitos alunos, de ontem e de hoje
que tanto te admiram!

domingo, 15 de abril de 2012

I Mostra Cultural




A turma de  Pedagogia 2010.2 da UVA polo C. Novos, realizou a I Mostra Cultural do polo no encerramento da disciplina Educação Urbana, que foi ministrada pela professora Rúbia Montenegro.
Registramos aqui os melhores momentos desse belo e importante evento realizado em nosso polo. O evento contou ainda com a participação de repesentantes ligados aos diversos grupos sociais e culturais. Nossos parabéns à querida  Profª Rúbia, pela iniciativa e a turma pelo empenho e dedicação em mais um brilhante evento.

Educação Especial

A educação especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva. O termo ''educação especial'' denomina tanto uma área de conhecimento  quanto a um campo de atuação profíssional. De modo geral, a educação especial lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema regular, porém têm entrado na pauta nas últimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva.

Com os objetivos de promover um discussão reflexiva sobre a Educação Especial enquanto modalidade básica; compreender a importância da pedagogia inclusiva enquanto prática educativa e propiciar conhecimentos sobre o aluno com necessidades educacionais especiais no âmbito educacional e social, o curso de graduação em pedagogia da UVA, implantou em sua grade currícular a poucos anos a disciplina Educação Especial, sendo uma exigência do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A turma de pedagogia 2011. 1 da UVA-polo C. Novos, está vivenciando a disciplina EDUCAÇÃO ESPECIAL, e está sendo ministrada pela professora especialista Lucimar Costa, que tem mais de trinta anos dedicados à educação e mais de uma década dedicada exclusivamente à crianças e jovens portadores de necessidades especiais. A disciplina está ligada com o SEMINÁRIO TEMÁTICO-I que é mais uma disciplina do curso e abordará o tema: ''LIBRAS no contexto da Educação Inclusiva''. No início dos trabalhos da disciplina a profª Lucimar, junto aos alunos elaboraram uma  vasta programação para as aulas unindo a teoria e a prática.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Comunicado da Coordenação

A coordenação UVA do polo Currais Novos, está comunicando aos alunos que, a aula prevista no calendário acadêmico para o dia 15/04 (domingo), foi antecipada para o dia 13/04 (Sexta feira) no horário das 19:30. Lembramos para as turmas 2010.2 e 2011.1 que será o início de novas disciplinas. A turma 2011.1 estará iniciando a disciplina Educação Especial, e será ministrada pela Profª  Esp. Lucimar Costa. Esta é uma disciplina importante e encerra o segundo período de curso da turma.

Atenciosamente,

Profª Lúcia de Fátima Macêdo Silva
Coordenadora do Polo.

domingo, 1 de abril de 2012

Aula inaugural TURMA 2012. 1


A turma de pedagogia  2012. 1 da UVA-polo C. Novos, iniciou o primeiro período de curso com a disciplina: ÉTICA E CIDADANIA, que está sendo ministrada pela profª Esp. Marcia Carla de Araújo Silva. O estudo dos conceitos ética e Cidadania tem como objetivo contribuir com a formação crítica e reflexiva dos alunos, no sentido de possibilitar a re-significação de nossa postura na sociedade. A disciplina Ética e Cidadania no curso de graduação em Pedagogia Licenciatura, proporciona um ciclo importante na vida acadêmica dos alunos, o convívio com a comunidade universitária é o primeiro contato com a ciência, os conceitos devem, assim, ser apresentados de forma prazerosa e estimulante ao despertar no aluno o interesse e a responsabilidade nesse novo e desafiador projeto de vida que se inicia.  Segundo a  profª Marcia Carla, o primeiro contato com a nova turma superou todas as suas expectativas, é uma turma jovem e já demonstrou que tem muito a oferecer. A semente foi lançada e logo veremos os bons  frutos que esta turma produzirá!                                                                                                                      

Sejam Bem Vindos!
Carinhosamente,

Coordenação, Professores e Alunos.

Acolhida e recepção da nova turma 2012.1 da UVA

Com grande alegria e receptividade os veteranos alunos da UVA-polo Currais Novos, acolheram a nova turma 2012. 1. Foi um momento de alegria para todos, a intenção de bem acolher os novos alunos partiu da coordenação, alunos e  professores. Nossas boas vindas aos novos futuros pedagogos!

Uma mensagem deixada para a turma 2011. 1

Caros alunos da turma 2011. 1, foi um prazer, e é um prazer compartilhar com vocês de mais uma disciplina. No primeiro período tivemos o nosso  primeiro encontro na disciplina: Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira,  foi tudo lindo e superou as expectativas! Agora, já no segundo período nos encontramos outra vez! Que maravilha! A disciplina que percorremos e hoje encerramos é Teoria e Organização Currícular, quebramos o tradicionalismo que esta disciplina nos impõe e construimos nosso saber de uma maneira dinâmica e prazerosa! Como foi bom nossos encontros! Depois de todo saber teórico, agora é hora de iniciarmos o  Estudo Orientado, onde vocês estão, na prática da construção de uma proposta currícular. Os trabalhos já estão em andamento e já deu pra sentir que será mais um brilhante e bem elaborado trabalho de construção coletiva dos grupos da turma. Para finalizar deixo uma mensagem do querido mestre, Rubem Alves: '' Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos.''                                                                                                                          

Com carinho,
Profª Ms. Marecilda Bezerra de Araújo